Para autores e editoras querendo fazer parceria com o VdL, larissinha_bortolin_andrade@hotmail.com Obrigada.

Monday, May 28, 2012

Delírio, Lauren Oliver


Delírio, Lauren Oliver

Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?.

Editora: Intrínseca
Páginas: 342
Tempo de Leitura: 6 dias
Nota: 4/5

"A vida de Grace desmoronou por causa de uma palavra: simpatizante. Meu mundo explodiu por causa de outra: suicídio
Correção aquela foi a primeira vez em que meu mundo explodiu. 
Na segunda vez que o meu mundo explodiu foi também por causa de uma palavra. Uma palavra que subiu pela minha garganta e escapou de meus lábios antes que eu pudesse pensar ou contê-la. 
A pergunta foi: Quer me encontrar amanhã?
A resposta foi: Sim. "
Pág. 119


 E se você se casasse com um homem ou mulher que não te ama de verdade e só tá lá porque os avaliadores conseguiram achar ele(a) pra você? E se o amor fosse considerado uma doença? E se você não pudesse tocar em nenhuma pessoa do sexo oposto? E se... E se amar fosse proibido? 
 Lena vive em um mundo aonde não pode se amar... Mas e se ela descobrisse o amor antes de ser curada? E para responder essa pergunta, ela descobriu. Ela descobriu como é amar. Ela descobriu a dor que traz. Ela descobriu todos os sintomas do deliria. 
  Delírio foi considerado uma nova promessa da editora Intrínseca, de todo mundo falando bem nesse livro, quando eu vi ele ali, todo brilhoso, na livraria eu não hesitei e comprei, sem medo nenhum.


"Vá por mim: se ouvir o passado falando com você, se senti-lo puxando suas costas e deslizando os dedos por sua coluna, a melhor reação - a única reação - é correr."
Pág. 143


 O livro é narrado pela Lena, uma garota de 17 anos e falta apenas 3 meses pra ela receber a intervenção. A intervenção é a cura do amor. Lena estava muito aciosa para receber a intervenção. Mas ela não esperava que ele cruzasse seu caminho... O Alex. 
 Não vou negar, no começo eu estava querendo desistir do livro, um dos motivos da nota, mais a partir do momento que faltava 10 capítulos para o final, a ação começou. Hanna era uma das minhas personagens favoritas, enfim. 
 Lena estava perdidamente apaixonada pelo Alex, mais tudo agia contra eles ficarem juntos. A cura estava chegando, o governo que não permitia amor e a fama da família de Lena. Fama? Sua mãe sofreu desse problema e acabou "morrendo". 
 Até ai tudo bem mas o que acontece quando Alex e Lena decidem ir a Selva? Selva é um lugar aonde os inválidos (pessoas que não quiseram ser curadas) vivem. Lena se apaixona pelo lugar, um lugar aonde ninguém tem medo de beijar, ninguém tem medo de viver. 
 E o pior está ainda por vir.. Lena, na raiva, começa a falar as coisas da mãe dela e acaba tocando em um assunto de um broche... Alex fica em choque, aquele broche ele já viu.. Ele chuta a proposta que a mãe de Lena está viva. Sera que está? No primeiro livro da sério a gente não descobre espero que no segundo ela traga muitas respostas dessas coisas. 
 Apos a visita da Selva, eles decidem ir morar lá, para todo sempre. Juntos e que nem a morte os separem eles. Estava tudo certo o plano, como faltava 16 (dezesseis) dias para a cura, eles iriam viajar quando faltasse 9 (nove) dias. Tudo pronto. Eles se encontravam 00h00 (meia noite) em ponto em uma casa, todos os dias para terminar de arrumar a viajem. Foi quando num desses encontros a escondidas um homem viu eles e tentou prendê-los. Lena fugiu e acabou se perdendo de Alex. 
 Passou um dia, mais ou menos, Alex e ela tinham perdido totalmente o contato. Hanna era a única salvação de Lena. 
 Resumindo, a guarda na casa da Lena estava enorme. Tentavam dopá-la. Foi quando ela conseguiu fugir, toda machucada. Alex estava esperando ela na frente da casa dela. E a corrida contra a vida, e contra o tempo, começou. Alex conseguiu chegar perto da Selva e mandou Lena continuar. Lena conseguiu ultrapassar e Alex? É algo não respondido. 


"Tudo o que eu vejo e toco me faz lembrar dele, e, então tudo o que eu vejo e toco é perfeito."
Pág. 209


 Lauren escreve perfeitamente bem, mas bem que ela poderia parar de enrolar. Ela ficou umas 50 páginas mostrando Lena e sua sanidade, Lena a certinha e Amor não e isto me irritou muito. Hanna seria uma ótima personagem principal. 

2 comments:

  1. Quanto mais resenhas eu leio desse livro, mais eu me interesso. Me parece tão estupidamente envolvente! Estou super ansiosa para ler e saber se a Lena vai me fazer mudar de ideia com relação ao amor como ela mudou. Enfim, estou divagando.

    P.S.: Obrigada pelo convite para ler sua resenha, valeu super a pena! (:

    ReplyDelete
  2. Não sei o porque, mas mesmo que toooodas as resenhas que li sejam positivas ainda não sinto muita vontade de comprar esse livro, nem sei porque!

    Beijos, Muel
    http://theworldofbooks7.blogspot.com.br/

    ReplyDelete